TEORIA MUSICAL (1)

Olá galera.
Hoje vou falar um pouco sobre música iniciando mais uma seção do meu blog.

Muitos conceitos existem quanto a definição do que é música. Certamente pesquisando você encontrará as mais diversas definições para a música, algumas bastante filosóficas inclusive.

Como o propósito deste blog é tratar assuntos musicais da maneira mais simples possível, costumo utilizar uma definição mais fácil e objetiva do que é música:


MÚSICA: É a expressão da arte através dos sons.


Simples assim.

Certamente a arte pode ser manifestada ou expressa de várias maneiras, através do corpo, como no teatro e na dança, através da pintura e desenhos e através dos sons, como na música.

Seguindo adiante, a música se divide em quatro partes:

MELODIA - É um conjunto de sons sucessivos. São sons dispostos um após o outro. Um exemplo simples é um solo de um instrumento ou até mesmo de voz, as notas ou sons são executados um após o outro e não ao mesmo tempo, seja pelo cantor ou por um instrumento. É a concepção horizontal da música.

HARMONIA - É um conjunto de sons simultâneos. São sons executados ao mesmo tempo, como em um acorde de um instrumento. É a concepção vertical da música.

CONTRAPONTO - É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música.

RITMO - É o tempo da música. É o ritmo que determina qual o tipo de música executada e pode ser medido e contado, inclusive com a ajuda de um aparelho eletrônico chamado metrônomo.

Por exemplo uma valsa tem 3 tempos, contamos assim: 123, 123, 123
Já o rock possui 4: 1234, 1234, 1234
O samba 2: 12, 12, 12, 12

Enquanto definíamos as partes da música e a própria música utilizamos bastante uma palavra: SOM.
Mas o que é o SOM?


SOM: É o resultado da vibração dos corpos


O som fisicamente falando, na verdade é uma onda que precisa de um suporte físico para se propagar, como o ar por exemplo. Porém ele resulta da vibração dos corpos inclusive a voz que é o resultado da vibração das cordas vocais.

Você pode fazer um teste bem simples em sua casa se tiver um violão. Toque alguma corda do violão e perceba que enquanto ela vibra há som, mas no momento em que a vibração para o som para.

Existem quatro características que são inerentes, próprias do som:

ALTURA
INTENSIDADE
DURAÇÃO
TIMBRE

Continua...

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário