TEORIA MUSICAL (3) - Escrita Musical

Shalom. Dando continuidade as nossas aulas de teoria musical vamos falar agora sobre a escrita musical.

Escrevemos a música sobre 5 linhas e 4 espaços horizontais paralelas e eqüidistantes. A estas linhas e espaços damos o nome de PAUTA ou PENTAGRAMA.

Linhas e Espaços:







Note que contamos tanto as linhas, quanto os espaços, em ordem crescente, sempre de baixo para cima e nunca o contrário. 

CLAVE é o sinal colocado no inicio da pauta, sobre determinada linha, para dar nome às notas. As Claves são 3 (três):

CLAVE DE SOL    

Escrita na 2ª linha. Há algum tempo atrás, também era usada na 1ªlinha.
Esta clave possui esse nome porque indica que a nota SOL está situada na 2ª linha da pauta musical


CLAVE DE FÁ
 É escrita na 3ª ou na 4ª linha.
Esta clave possui esse nome por indicar onde está situada a nota FÁ na pauta musical. É utilizada por instrumentos de som grave ou vozes masculinas tratando-se do canto.

CLAVE DE DÓ
É escrita na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha.
Esta clave possui esse nome por indicar onde está situada a nota DÓ na pauta musical.

      Nome das notas nas linhas:      Nome das notas nos espaços:            
(Clique na imagem para ampliá-la)

Além das cinco linhas e dos quatro espaços da pauta natural, existem ainda linhas e espaços situados acima ou abaixo da pauta natural para auxiliá-la em sua extensão. Formam, respectivamente, as linhas suplementares superiores e inferiores. Também podemos chamá-las de linhas complementares.


Os sons musicais são representados graficamente por sinais chamados notas. A escrita da música dá-se o nome de notação musical.

COMO VIMOS AS NOTAS SÃO SETE: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI.

Essas sete notas ouvidas sucessivamente formam uma série de sons aos quais chamamos de escala.

(Clique na imagem para ampliá-la)

NOME DAS NOTAS NAS LINHAS SUPLEMENTARES
(Clique na imagem para ampliá-la)

Acredito que você já tenha percebido que as notas seguem a sua sequencia, dó, ré, mí, fá, sol, lá, sí, sempre de baixo para cima, e a sequencia inversa, sí, lá, sol, fá, mí, ré, dó. sempre de cima para baixo. Sendo assim, podemos dizer que quanto mais "em cima" na pauta, mais aguda é a nota, e quanto mais "em baixo", mais grave.

Caso você tenha alguma dúvida dê uma olhada também nas nossas aulas anteriores: AULA 1, AULA 2.

Por hoje é só pessoal, espero muito que as nossas aulas o ajudem a estudar essa maravilha que Deus nos deu que é a música. Até a nossa próxima aula. Fikem na P@z!

                     

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário